Educação Infantil

Abertura

FOLDER DE ATENDIMENTO

Ambiente

  • acolhedor, afetivo e motivador.

Equipe Pedagógica

Bem preparada, formada por:

  • profissionais da escola, que trabalham em sintonia com a filosofia da instituição e que conhecem e sabem utilizar o material didático do Sistema Anglo de Ensino;
  • profissionais do Sistema Anglo de Ensino, que oferecem todo o suporte para que a escola desenvolva as propostas do segmento, por meio de comunicação permanente, manuais pedagógicos e encontros presenciais.

Proposta Pedagógica

Com ações coordenadas entre as diferentes áreas, compõe-se de:

  • conteúdos e atividades contidos no material didático;
  • projetos específicos da escola;
  • projetos especiais do Sistema Anglo de Ensino.

Metodologia de Ensino

Metodologia de ensino que valoriza:

  • a criança como sujeito ativo da aprendizagem;
  • as experiências como meio de aquisições;
  • a organização dos conteúdos e das atividades;
  • a construção da rotina e a criação do hábito de estudo que vai possibilitar a aplicação, no futuro, do princípio Aula dada. Aula Estudada.

Material Didático

  • graficamente atraente, alegre e envolvente;
  • segmentado para diferentes faixas etárias e com atividades adequadas a cada uma delas;
  • em sintonia com o universo das crianças;
  • que valoriza e interliga os conteúdos e a tecnologia;
  • que enfatiza a importância das relações sociais e o cuidado com a natureza;
  • com personagens especialmente criados para a Educação Infantil que vivenciam as mesmas experiências das crianças;
  • rico em histórias e atividades lúdicas;
  • elaborado por autores especialistas.

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES SOCIAIS E EFETIVAS.

A rotina do universo escolar

O material propõe, para realização em casa, atividades que são o elo entre a escola e o lar.

A criança leva consigo uma tarefa ligada a um assunto do seu interesse, que a faz lembrar-se de outras que tenha feito na escola.

A atenção dos pais na organização desse trabalho, nessa etapa inicial da escolarização de seus filhos, é fundamental.

O hábito de estudo

A construção da rotina em relação aos assuntos da escola leva à construção do hábito de estudo, importante em qualquer fase da vida escolar. Ao retomar os assuntos, a criança reforça, amplia e sedimenta seus conhecimentos e suas percepções e, de acordo com suas possibilidades, começa a pôr em prática a metodologia do Sistema Anglo de Ensino: Aula dada. Aula estudada.

Abordagem interdisciplinar

Todos os volumes privilegiam o contato com o patrimônio cultural: compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações, pluralidade cultural e meio ambiente estão presentes nas atividades do dia a dia.

Os temas propostos estimulam a curiosidade e a vontade de aprender.

A abordagem, que inclui conversas, atividades lúdicas, pesquisas, estudos do meio, sempre em ações coordenadas, integradas e de acordo com as experiências do universo infantil, permite que vários assuntos sejam trabalhados de forma interdisciplinar.

Na Educação Intanfil, um tema central para cada faixa etária

  •  Minimaternal (2 anos) – Era uma vez…
  • Maternal (3 anos) – Aprendendo e descobrindo
  • Nível I (4 anos) – Como somos
  • Nível II (5 anos) – Onde vivemos

A CRIANÇA CONSTRÓI RECURSOS DE APRENDIZAGEM PARA DAR CONTINUIDADE A SEUS ESTUDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Atividades programadas

As atividades auxiliam na fase de adaptação, acolhimento e integração da criança, utilizando-se de brincadeiras, atividades e experiências concretas e específicas.

O que é a Turma do Luan?

São personagens que vivenciam as mesmas experiências das crianças dando significado à aprendizagem porque vivem as mesmas expectativas, dúvidas, brincadeiras, sentimentos e expressões da realidade do mundo atual.

Turma_do_Luan

 

Composição do material

O material Anglo para Educação Infantil foi feito para crianças, mas não é infantil: ele é compatível com o potencial intelectual dos alunos na faixa etária de 2 a 5 anos.

O material para cada nível compõe-se de quatro volumes que integram todas as disciplinas, propondo atividades de leitura, escrita, matemática, natureza e sociedade, artes, música e culinária.

Cada volume contém um projeto de trabalho que reúne atividades ligadas a todas as áreas: leitura, escrita, matemática e ciências, realizadas em situações reais, vividas em grupo e orientadas pelo professor.

O Anglo e a escola: uma parceria forte e verdadeira

As escolas que adotam o Sistema Anglo de Ensino recebem amplo acompanhamento para que a metodologia pedagógica seja aplicada com eficiência.

Autores especialistas

O material didático é elaborado por profissionais especialistas, que conciliam conhecimentos teóricos e prática em sala de aula. São autores que conhecem as necessidades do aluno e as estratégias para motivá-lo a aprender e participam ativamente da formação e do treinamento dos professores das escolas parceiras.

Comunicação permanente

A qualquer momento do ano letivo os professores podem trocar informações e impressões com os autores do material didático por meio de vários canais, como workshops e congressos internos, contando inclusive com um recurso exclusivo de comunicação pela Internet – o Canal Escola – e podem ainda participar de videoconferências.

Manual pedagógico

Os professores recebem indicações de recursos didáticos, sugestões para a dinâmica das aulas e de atividades paralelas que visam estimular o máximo envolvimento do aluno no aprendizado.

Trabalhamos para que, ao longo da Educação Infantil, as crianças:

  • falem e escutem muito e, por meio de suas histórias, viajem por mundos imaginários;
  • brinquem, exercitem a imitação, o faz-de-conta, a interação, a independência e a autonomia, mas construindo vínculos e respeitando as diferenças;
  • valorizem a si e aos outros, compreendendo o seu corpo, bem como a própria relação com o tempo e o espaço;
  • apreciem a música e tenham contato com diferentes gêneros musicais;
  • iniciem o exercício das práticas da leitura e da escrita;
  • associem quantidades, reconheçam os números como forma de expressão, iniciando-se na contagem e na escrita numérica;
  • conheçam os objetos, os seres vivos e suas transformações, assim como a natureza e seus fenômenos;
  • façam movimentos grandes e amplos ou pequenos e específicos, espontâneos ou coordenados, finos ou grossos;
  • abusem do “fazer” por meio de todas as formas de arte;
  • tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e seu saber.

 

capa_facebook_educacao_basica_anglo