Ensino Fundamental I

Abertura_Fund_1

FOLDER DE ATENDIMENTO

Ambiente

  • afetivo, estimulante e motivador.

Equipe Pedagógica

Bem preparada, formada por:

  • profissionais da escola, que trabalham em sintonia com a filosofia da instituição e que conhecem e sabem utilizar o material didático do Sistema Anglo de Ensino;
  • profissionais do Sistema Anglo de Ensino, que oferecem o suporte para que a escola desenvolva as propostas dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de comunicação permanente, manuais pedagógicos e encontros presenciais.

Proposta Pedagógica

Com ações coordenadas entre as diferentes áreas, compõe-se de:

  • conteúdos e atividades contidos no material didático;
  • projetos específicos da escola;
  • projetos especiais do Sistema Anglo de Ensino.

Metodologia de Ensino

Metodologia de ensino que valoriza:

  • o aluno como sujeito ativo da aprendizagem;
  • as experiências como meio de aquisição de conhecimentos;
  • a organização dos conteúdos e das atividades;
  • o equilíbrio do processo de avaliação, pautado nas particularidades de cada escola e nas propostas do material didático;
  • a assimilação da rotina e do hábito de estudo;
  • a aplicação do princípio Aula dada. Aula Estudada.

Material Didático

  • rico em informações, imagens ilustrativas e esquemas gráficos;
  • que respeita a transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • com atividades lúdicas;
  • que valoriza e interliga os conteúdos e a tecnologia;
  • que enfatiza a importância das relações sociais e o cuidado com a natureza;
  • pertinente aos interesses e à linguagem de cada faixa etária;
  • com atividades que tomam assuntos já trabalhados como base para o aprendizado de novos conteúdos;
  • elaborado por autores especialistas e com experiência em sala de aula.

DOMÍNIO DA LEITURA, DA ESCRITA, DA MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS. CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS COM SEUS PARES – COMPANHEIROS E PROFESSORES.

Da independência à autonomia: formando os hábitos de estudo

Ao final do trabalho com o conteúdo da aula, propõem-se tarefas de casa, e para alguns temas são feitas propostas de atividades extras, como pesquisas, visitas a sites, desafios.

A metodologia do Sistema Anglo possibilita que o aluno fixe em casa, com independência, o que aprendeu na escola, na medida em que as solicitações derivam dos conteúdos, das correlações e das atividades que foram desenvolvidas em sala de aula.

ESSA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO, ACOMPANHADA PELOS PAIS, LEVA À INCORPORAÇÃO DO HÁBITO DE ESTUDO, IMPORTANTÍSSIMO PARA QUALQUER ALUNO, EM QUALQUER FASE DE SUA VIDA ESCOLAR.

Além de adquirir autonomia e hábito de estudo, ao retomar, aprofundar e exercitar o conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno incorpora a metodologia que embasa o material do Sistema Anglo de Ensino: Aula dada. Aula estudada.

Abordagem interdisciplinar

O material didático traz, permeando os conteúdos previstos para cada ano, temas transversais imprescindíveis para o exercício da cidadania, conforme determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais. São eles:

  • Saúde;
  • Ética;
  • Pluralidade Cultural;
  • Educação Ambiental;
  • Orientação Sexual;
  • Trabalho e
  • Consumo.

Essa abordagem, que inclui discussões, projetos, pesquisas, estudos do meio, permite que vários assuntos sejam trabalhados de forma interdisciplinar – ou seja, o mesmo tema é estudado sob o olhar de várias disciplinas numa ação coordenada, como um eixo de integração entre elas.

Da proposta pedagógica até a avaliação

A forma de avaliar o desempenho dos alunos e suas produções está vinculada ao trabalho desenvolvido ao longo do período, respeitando-se as particularidades de cada escola, bem como as propostas do material.

Composição do material

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o aluno recebe, por ano, quatro cadernos, em que estão distribuídos os conteúdos previstos. Esse material do Sistema Anglo, que é objeto de avaliação e atualização constantes, apresenta:

  • atividades diversificadas;
  • linguagem adequada à faixa etária;
  • abordagens lúdicas que aproximam os alunos do contexto das aulas;
  • projeto gráfico rico em imagens e esquemas que facilitam a compreensão dos assuntos trabalhados.

Aprendizagem progressiva

Currículo em espiral: a cada ano se faz uma retomada de informações relevantes sobre conteúdos que são progressivamente ampliados e aprofundados.

Os alunos buscam, no repertório adquirido nos anos anteriores, os fundamentos necessários para o aprendizado de novos conteúdos.

Cada caderno contém a teoria do conteúdo trabalhado, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

Materiais

 

O Anglo e a escola: uma parceria forte e verdadeira

As escolas que adotam o Sistema Anglo de Ensino recebem amplo acompanhamento para que a metodologia pedagógica seja aplicada com eficiência.

O ALUNO CONSTRÓI RECURSOS DE APRENDIZAGEM PARA DAR CONTINUIDADE A SEUS ESTUDOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores especialistas

O material didático é elaborado por profissionais especialistas, que conciliam conhecimentos teóricos e prática em sala de aula. São autores que conhecem as necessidades do aluno e as estratégias para motivá-lo a aprender e participam ativamente da formação e do treinamento dos professores das escolas parceiras.

Comunicação permanente

A qualquer momento do ano letivo os professores podem trocar informações e impressões com os autores do material didático por meio de vários canais, como workshops e congressos internos, contando inclusive com um recurso exclusivo de comunicação pela Internet – o Canal Escola – e podem ainda participar de videoconferências.

Manual pedagógico

Os professores recebem indicações de recursos didáticos, sugestões para a dinâmica das aulas e de atividades paralelas que visam estimular o máximo envolvimento do aluno no aprendizado.

Trabalhamos para que, ao longo dos anos iniciais do Fundamental, os alunos:

  • dominem a escrita e a leitura, abrindo as portas para um mundo maior;
  • desenvolvam o raciocínio lógico para que possam compreender e expressar-se de forma crítica e criativa;
  • conheçam mundos diferentes por meio de histórias vividas, ouvidas e lidas;
  • compreendam o ambiente natural,seus fenômenos e transformações, e se reconheçam com parte dele;
  • desenvolvam a capacidade de preservar a natureza, a partir das pequenas ações do dia a dia;
  • explorem lugares e paisagens, “in loco” ou por meio dos livros, e façam as correlações geográficas, históricas e políticas possíveis a sua análise;
  • desenvolvam o gosto por todas as formas de arte e registrem o seu “fazer” como expressão de sua individualidade;
  • saibam usar a tecnologia para ampliar suas aquisições;
  • exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;
  • tenham compromisso com o sentido de humanidade;
  • valorizem a família de forma cada vez mais consciente;
  • tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e seu saber.

 

capa_facebook_educacao_basica_anglo