Ensino Fundamental II

Abertura_fund_2

FOLDER DE ATENDIMENTO

Ambiente

  • motivador, que favoreça as análises, as críticas e as deduções.

Equipe Pedagógica

Bem preparada, formada por:

  • profissionais da escola, que trabalham em sintonia com a filosofia da instituição e que conhecem e sabem utilizar o material didático do Sistema Anglo de Ensino;
  • profissionais do Sistema Anglo de Ensino, que oferecem o suporte para que a escola desenvolva as propostas dos anos finais do Ensino Fundamental por meio de comunicação permanente, manuais pedagógicos e encontros presenciais.

Proposta Pedagógica

  • contempla, com ações pontuais, as tendências e as mudanças no cenário da educação do País;
  • com ações coordenadas entre as diferentes áreas, compõe-se de: conteúdos e atividades contidos no material didático, projetos específicos da escola e projetos especiais do Sistema Anglo de Ensino.

Metodologia de Ensino

Metodologia de ensino que valoriza:

  • o aluno como sujeito ativo da aprendizagem;
  • o raciocínio dedutivo como forma de ampliação dos conhecimentos;
  • a organização dos conteúdos e das atividades;
  • a autonomia para tomar decisões e resolver problemas do cotidiano;
  • a consolidação do hábito de estudo como recurso indispensável ao bom aproveitamento escolar;
  • o equilíbrio do processo de avaliação, pautado nas particularidades de cada escola e nas propostas do material didático;
  • o exercício incondicional do princípio. Aula dada. Aula Estudada.

Material Didático

  • rico em informações, imagens ilustrativas e esquemas gráficos;
  • que valoriza a abordagem inter e multidisciplinar e a tecnologia;
  • que enfatiza a importância das relações sociais e que trata a questão ambiental como assunto relevante;
  • que estimula diferentes formas de registro das produções dos alunos;
  • com atividades que tomam assuntos já trabalhados como base para o aprendizado de novos conteúdos;
  • elaborado por autores especialistas e com experiência em sala de aula.

UTILIZA O RACIOCÍNIO LÓGICO PARA COMPREENDER NOVAS INFORMAÇÕES, CONSTATAR SUAS DESCOBERTAS E ASSIM APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS. EXERCE AS RELAÇÕES SOCIAIS EM GRUPOS DIVERSOS.

A autonomia e o hábito de estudo

Ao final do trabalho com o conteúdo da aula, propõem-se tarefas de casa, e para alguns temas são feitas propostas de atividades extras, como pesquisas, visitas a sites, desafios.

A metodologia do Sistema Anglo possibilita que o aluno fixe em casa, com independência, o que aprendeu na escola, na medida em que as solicitações derivam dos conteúdos, das correlações e das atividades que foram desenvolvidas em sala de aula.

ESSA ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO, ACOMPANHADA PELOS PAIS, CONSOLIDA O HÁBITO DE ESTUDO, IMPORTANTÍSSIMO PARA QUALQUER ALUNO, EM QUALQUER FASE DE SUA VIDA ACADÊMICA.

Além de adquirir autonomia e hábito de estudo, ao retomar, aprofundar e exercitar o conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno incorpora a metodologia que embasa o material do Sistema Anglo de Ensino: Aula dada. Aula estudada.

Abordagem interdisciplinar

O material didático traz, permeando os conteúdos previstos para cada ano, temas transversais imprescindíveis para o exercício da cidadania, conforme determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais. São eles:

  • Saúde;
  • Ética;
  • Pluralidade Cultural;
  • Educação Ambiental;
  • Orientação Sexual;
  • Trabalho;
  • Consumo e
  • Empreendedorismo.

Essa abordagem, que inclui discussões, projetos, pesquisas, estudos do meio, permite que vários assuntos sejam trabalhados de forma interdisciplinar – ou seja, o mesmo tema é estudado sob o olhar de várias disciplinas numa ação coordenada, como um eixo de integração entre elas.

Da proposta pedagógica até a avaliação

A forma de avaliar o desempenho dos alunos e suas produções está vinculada ao trabalho desenvolvido ao longo do período, respeitando-se as particularidades de cada escola, bem como as propostas do material.

Composição do material

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o aluno recebe, por ano, quatro cadernos, em que estão distribuídos os conteúdos previstos. Esse material do Sistema Anglo, que é objeto de avaliação e atualização constantes, apresenta:

atividades diversificadas;

linguagem adequada à faixa etária;

abordagens lúdicas que aproximam os alunos do contexto das aulas;

projeto gráfico rico em imagens e esquemas que facilitam a compreensão dos assuntos trabalhados.

Aprendizagem progressiva

Currículo em espiral: a cada ano se faz uma retomada de informações relevantes sobre conteúdos que são progressivamente ampliados e aprofundados.

Os alunos buscam, no repertório adquirido nos anos anteriores, os fundamentos necessários para o aprendizado de novos conteúdos.

Cada caderno contém a teoria do conteúdo trabalhado, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares.

materiais_fund_2

A continuidade dos estudos, nos anos finais do Ensino Fundamental, pede, além de acolhimento e compreensão das mudanças:

  • professores qualificados que também atuem como mediadores das reações e posicionamentos dos jovens nessa fase de sua escolarização;
  • proposta pedagógica planejada e com ações coordenadas entre as diferentes áreas;
  • material didático que ofereça uma visão multi e interdisciplinar dos conhecimentos;
  • material didático que valorize a inteligência sob os aspectos lingüístico, da matemática e das ciências, das artes, das relações sociais e das novas tecnologias.

O ALUNO CONSOLIDA SEUS RECURSOS DE APRENDIZAGEM PARA DAR CONTINUIDADE A SEUS ESTUDOS NO ENSINO MÉDIO.

O Anglo e a escola: uma parceria forte e verdadeira

As escolas que adotam o Sistema Anglo de Ensino recebem amplo acompanhamento para que a metodologia pedagógica seja aplicada com eficiência.

Autores especialistas

O material didático é elaborado por profissionais especialistas, que conciliam conhecimentos teóricos e prática em sala de aula. São autores que conhecem as necessidades do aluno e as estratégias para motivá-lo a aprender e participam ativamente da formação e do treinamento dos professores das escolas parceiras.

Comunicação permanente

A qualquer momento do ano letivo os professores podem trocar informações e impressões com os autores do material didático por meio de vários canais, como workshops e congressos internos, contando inclusive com um recurso exclusivo de comunicação pela Internet – o Canal Escola – e podem ainda participar de videoconferências.

Manual pedagógico

O professor recebe um manual pedagógico para cada caderno, em que se explicitam os objetivos de cada aula; o manual traz ainda sugestões, atividades paralelas e indicação de outros materiais e recursos didáticos.

A fundamentação teórica e o conteúdo programático estão inseridos num volume que acompanha o material do professor.

Trabalhamos para que, ao longo dos anos finais do Fundamental, os alunos:

  • dominem a escrita e a leitura, comunicando-se de forma competente;
  • utilizem o raciocínio lógico para compreensão e expressão crítica e criativa;
  • compreendam o ambiente natural, seus fenômenos e transformações e se reconheçam como parte dele;
  • ampliem sua capacidade de preservar a natureza, a partir das ações do dia a dia;
  • relacionem seus conhecimentos de Geografia, História e Política e tirem suas conclusões por meio de exercícios de dedução;
  • incorporem o gosto por todas as formas de arte e registrem o seu “fazer” como sua expressão;
  • utilizem os recursos tecnológicos para ampliar suas aquisições;
  • exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;
  • tenham compromisso com o sentido de humanidade;
  • construam vínculos, respeitem as diferenças, saibam atender e ser atendidos;
  • valorizem a família de forma cada vez mais consciente;
  • tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e conhecimentos.

capa_facebook_educacao_basica_anglo