Ensino Médio

Ens._Medio

FOLDER DE ATENDIMENTO

Ambiente

  • que favoreça as análises, as críticas e as deduções.

Equipe Pedagógica

Bem preparada, formada por:

  • profissionais da escola, que trabalham em sintonia com a filosofia da instituição e que conhecem e sabem utilizar o material didático do Sistema Anglo de Ensino;
  • profissionais do Sistema Anglo de Ensino, que promovem o suporte para que a escola desenvolva as propostas dos anos iniciais do Ensino Médio por meio de comunicação permanente, manuais pedagógicos e encontros presenciais.

Proposta Pedagógica

  • que contempla, com ações pontuais, as tendências e as mudanças no cenário da educação do País, por exemplo o novo formato do ENEM;
  • com ações coordenadas entre as diferentes áreas, compõe-se de:
  • conteúdos e atividades contidos no material didático;
  • projetos específicos da escola que visam à aquisição e o desenvolvimento de novos conteúdos, a definição da carreira universitária e seus desdobramentos na vida;
  • projetos especiais do Sistema Anglo de Ensino que visam aos exames vestibulares.

Metodologia de Ensino

Metodologia de ensino que valoriza:

  • o aluno como sujeito ativo da aprendizagem;
  • o raciocínio dedutivo como forma de ampliação dos conhecimentos;
  • a organização e a distribuição das atividades em grau crescente de exigência;
  • as discussões como importante contribuição para a formação pessoal e educacional do aluno;
  • a autonomia para tomar decisões e resolver problemas do cotidiano;
  • a consolidação do hábito de estudo como recurso indispensável ao bom aproveitamento escolar;
  • o equilíbrio do processo de avaliação, pautado nas particularidades de cada escola, nas propostas do material didático e nas exigências dos principais vestibulares do País;
  • o exercício incondicional do princípio – Aula dada. Aula Estudada.

Material Didático

  • rico em informações, imagens ilustrativas e esquemas gráficos;
  • que valoriza a abordagem inter e multidisciplinar e a tecnologia;
  • que enfatiza a importância das relações sociais e que trata a questão ambiental como assunto relevante;
  • que estimula diferentes formas de registro das produções dos alunos;
  • organizado em apostilas-caderno, livros-texto e cadernos de exercício;
  • elaborado por autores especialistas com experiência em sala de aula.

AUTONOMIA INTELECTUAL PARA DIRIGIR SEUS ESTUDOS, DESCOBRIR SUAS APTIDÕES E FAZER ESCOLHAS. EXERCÍCIOS DAS ATRIBUIÇÕES – DIREITOS E DEVERES – DEMOCRÁTICOS DE TODO CIDADÃO.

A autonomia e o hábito de estudo

Ao final do trabalho com os conteúdos das aulas, o aluno contam com:

  • Tarefas Mínimas: atividades obrigatórias, que completam o aprendizado iniciado em sala de aula.
  • Tarefas Complementares: aprofundamento do conteúdo estudado.
  • Propostas de Atividades: pesquisas, sugestões de visitas a sites, desafios, etc.

A metodologia do Sistema Anglo dá ao aluno subsídios para fazer suas tarefas com autonomia, na medida em que as solicitações derivam dos conteúdos, das correlações e das atividades que foram desenvolvidas em sala de aula.

Além da autonomia e do hábito de estudo, ao retomar, aprofundar e exercitar o conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno incorpora a metodologia que embasa o material do Sistema Anglo de Ensino: Aula dada. Aula estudada.

A ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO E AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PERMITEM AO ALUNO APROVEITAR BEM SEU TEMPO DE ESTUDO. ESSA DISCIPLINA DE TRABALHO POSSIBILITA QUE O ESTUDANTE CUMPRA SUAS OBRIGAÇÕES ESTUDANTIS SEM ABRIR MÃO DE ATIVIDADES DE SUA VIDA PESSOAL, NÃO HAVENDO, DESSE MODO, PREJUÍZO EM SUA FORMAÇÃO COMPLETA (INTELECTUAL, FÍSICA E MENTAL). 

Abordagem interdisciplinar

O material didático traz, permeando os conteúdos previstos para cada ano, temas transversais imprescindíveis para o exercício da cidadania, conforme determinam os Parâmetros Curriculares Nacionais. São eles:

  • Saúde;
  • Ética;
  • Pluralidade Cultural;
  • Educação Ambiental;
  • Orientação Sexual;
  • Trabalho e
  • Consumo.

Essa abordagem, que inclui discussões, projetos, pesquisas, estudos do meio, permite que vários assuntos sejam trabalhados de forma interdisciplinar – ou seja, o mesmo tema é estudado sob o olhar de várias disciplinas numa ação coordenada, como um eixo de integração entre elas.

Da proposta pedagógica até a avaliação

Organizadas num calendário definido junto às escolas conveniadas ao Sistema Anglo, as provas, projetos, seminários, apresentações, etc., além de avaliarem o aprendizado dos conteúdos trabalhados, têm a finalidade de aproximar o estudante da realidade dos exames nacionais para o Ensino Médio e dos vestibulares. Para isso são utilizados diferentes instrumentos de avaliação, como: provas dissertativas, provas com questões de múltipla escolha, simulados do ENEM, etc., elaborados ora pela escola, ora pelo Sistema Anglo de Ensino.

Composição do material

O aluno recebe em cada ano do Ensino Médio:

  • Apostilas – Caderno para serem usadas nas aulas, contendo resumos do conteúdo, exercícios de classe e tarefa mínimas e complementares. As aulas são numeradas para que os alunos possam acompanhar a execução do cronograma apresentado no início de cada caderno.
  • Livro-Texto – um para cada disciplina. Contém o referencial teórico completo de cada conteúdo abordado nas aulas.
  • Cadernos de Exercícios que apresentam coletânea de exercícios distribuídos de acordo com a programação de cada disciplina planeja para promover a familiaridade com várias propostas de execução: testes, questões discursivas, questões de exames vestibulares etc. Contêm os exercícios solicitados nas tarefas mínimas, complementares e extras.
  • Série Desafio: exercícios de aprofundamento, seriados por disciplina. Destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio.
  • Abordagem completa e aprofundada dos conteúdos previstos para a Educação Básica em cada disciplina.
  • Linguagem adequada à faixa etária.
  • Avaliação e atualização constantes do material, bem como da coletânea de exercícios, acompanhando as tendências dos principais vestibulares do País.
  • Projeto gráfico rico em imagens, gráficos e esquemas que aprofundam a compreensão dos assuntos trabalhados.
  • Exercícios de classe e de casa organizados segundo seu nível de complexidade.

As explicações dos professores estão contidas no livro-texto. isso dá segurança aos alunos, pois permite que dediquem o máximo de atenção ao desenvolvimento das aulas.

Materiais_e_medio

O Anglo e a escola: uma parceria forte e verdadeira

As escolas que adotam o Sistema Anglo de Ensino recebem amplo acompanhamento para que a metodologia pedagógica seja aplicada com eficiência.

Autores especialistas

O material didático é elaborado por profissionais especialistas, que conciliam conhecimentos teóricos e prática em sala de aula. São autores que conhecem as necessidades do aluno e as estratégias para motivá-lo a aprender e participam ativamente da formação e do treinamento dos professores das escolas parceiras.

Comunicação permanente

A qualquer momento do ano letivo os professores podem trocar informações e impressões com os autores do material didático por meio de vários canais, como workshops e congressos internos, contando inclusive com um recurso exclusivo de comunicação pela Internet – o Canal Escola – e podem ainda participar de videoconferências.

Manual pedagógico

Os professores recebem indicações de recursos didáticos, orientações para a preparação das aulas e cronograma para o desenvolvimento dos conteúdos, além de sugestões de atividades complementares que visam estimular o máximo envolvimento do aluno no aprendizado.

Trabalhamos para que, ao longo do Ensino Médio, os estudantes:

  • tenham competência em linguagem aprimorada, para que possam buscar e produzir informações;
  • desenvolvam autonomia intelectual e pensamento crítico, que lhes permitam escolher, tomar decisões e assumir posicionamentos;
  • adquiram os conhecimentos científicos e tecnológicos que lhes permitirão dar continuidade aos estudos na universidade;
  • desenvolvam os atributos básicos, tanto científicos como éticos, para a entrada no mercado de trabalho e dos processos produtivos;
  • ampliem seus conhecimentos sobre perspectivas profissionais nas mais variadas carreiras e sobre as universidades e outros caminhos que os conduzam com sucesso ao mercado de trabalho;
  • tenham domínio dos três pilares básicos da escolha profissional: informação, preparação e autoconhecimento;
  • exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;
  • tenham compromisso com o sentido de humanidade;
  • construam vínculos, respeitem as diferenças, saibam atender e ser atendidos;
  • valorizem a família de forma cada vez mais consciente;
  • tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e conhecimentos.

capa_facebook_educacao_basica_anglo