Direito

Ir além da sua capacidade

O Bacharel em Direito é responsável pela aplicação da Justiça na sociedade. Esse profissional pode advogar ou seguir carreira jurídica. Como advogado, representa e defende o cliente e seus interesses em qualquer instância, juízo ou tribunal, podendo ser um cliente pessoa física, jurídica e ainda empresas públicas, atuam também com assessoria ou consultoria jurídica em empresas públicas ou privadas. Se optar pela carreira jurídica, pode tornar se delegado de polícia, juiz de Direito, promotor, procurador de justiça e advogado público.

Objetivos
O objetivo do curso de direito do CESUT, inaugurado em 1985, é formar profissionais que atuem na área jurídica, dando-se ênfase à formação do advogado, mas possibilitando também a formação de juízes, promotores, delegados e etc.

Atuação
Dele saem profissionais habilitados a trabalhar nas mais diversas áreas do direito, como direito civil, penal, comercial, agrário, trabalhista, tributário, previdenciário, financeiro e internacional. Para tanto, o CESUT conta com um corpo docente formado por especialistas e mestres e proporciona a estes um programa contínuo de qualificação profissional.

O Curso
Visando a junção da teoria à prática, o CESUT mantém o Núcleo de Prática Forense, onde os alunos do curso de direito, sob a orientação de professores, prestam gratuitamente serviços advocatícios à população carente, solucionando problemas dos mais diversos. O atendimento engloba todo o trabalho que é desenvolvido por um advogado. Agindo dessa forma, o curso possibilita que os alunos desde já pratiquem o que aprenderam, bem como ajuda a população carente, mantendo uma constante proximidade com a comunidade local. E procurando integrar-se cada vez mais à essa comunidade, recentemente o CESUT deu início a um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do curso de direito. Trata-se de palestras realizadas pelos alunos, nos bairros da cidade, para esclarecimentos à população em geral acerca de assuntos relacionados a seus direitos.

O CESUT também oferece cursos de pós-graduação. Na área de Direito, já foram ministradas especializações em Direito Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. No intuito de incentivar a produção científica, o CESUT tem lançado semestralmente sua Revista de Direito, onde são publicados artigos elaborados por professores e alunos da instituição.

Juizado Especial de Pequenas Causas
Em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o CESUT mantém em suas dependências um núcleo de Juizado Especial Cível, onde seus acadêmicos participam de todas as atividades, desde o atendimento público, passando pelas fases de conciliação, instrução e/ou julgamento, se for o caso.

Processo Seletivo
O CESUT realiza semestralmente nos meses de julho e janeiro o processo seletivo para admissão de novos alunos em seus cursos de nível superior. São disponibilizadas 60 vagas para o curso de Administração e 60 vagas para o curso de Direito no período noturno.

Pensando sempre em modernizar seu processo seletivo, o CESUT reserva 10% das vagas para os alunos melhores classificados no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM.

Núcleo de Prática Forense
Coordenadores: Profª. Alessandra Gonçalves Heronville, Profª. Rosina Macchione e Prof. Carlos Henrique do Carmo Silva.

O CESUT tomou para si a incumbência de prestar assistência jurídica gratuita às pessoas carentes, na forma da Lei n. 1.060/50 assim considerada, cuja situação econômica não lhes permite pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.

Assim, desde 1988, o Escritório Modelo funciona nas dependências do fórum municipal local, onde os alunos do curso de direito (do 5º ao 10º período), sob a coordenação de três professores, prestam gratuitamente serviços advocatícios à população legalmente considerada carente, solucionando os mais diversos tipos de problemas, sejam nas áreas cível e/ou criminal.

O atendimento engloba consultas, proposituras de ações, defesas, acompanhamento em audiências, apresentação de recursos, enfim, todo o trabalho que é desenvolvido por um(a) advogado(a).

Para se ter uma ideia da dimensão do trabalho desenvolvido pelo Escritório Modelo, no ano de 2009 apresentou, entre outros, os seguintes números: foram atendidas 535 pessoas; foram protocolizadas 216 petições iniciais; foram feitas 318 manifestações em processos; 145 processos sentenciados e 256 acompanhamentos em audiências. Sendo que se estes trabalhos fossem cobrados, o valor dos honorários advocatícios seria o equivalente a R$ 193.950,00, segundo a Tabela de Honorários Mínimos divulgada pela OAB/GO (Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás).

O CESUT e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás estabeleceram convênio para funcionamento nas dependências do fórum um Juizado Especial, hoje denominado Atermação, sendo que o Tribunal de Justiça do Estado fornece os equipamentos e a Faculdade o pessoal para execução dos serviços, utilizando-se de estagiários e coordenadores.

O CESUT procura, assim, cada vez mais integrar-se à comunidade de nossa Comarca contribuindo para o melhor acesso da população legalmente carente à Justiça!

Coordenador do curso:
Prof. Ms. Gerson Santana Arrais.
http://lattes.cnpq.br/3815454436957219

perfil Profissional

Se você deseja atuar no ramo do Direito, esteja certo de uma coisa: você vai ter que ler muito! Mas não é só de leitura que vive o bacharel em Direito. Além disso, é preciso saber repassar com clareza todas aquelas informações as quais você aprendeu em anos e mais anos de leitura. Essa habilidade se torna muito mais fácil para os que já possuem a facilidade de se comunicarem bem.

Mercado de Trabalho

A carreira em Direito tem diversos ramos de atuação. Quem se forma neste curso pode optar por atuar nas inúmeras funções da carreira jurídica ou da advocacia, além de seguir o caminho de professor ou consultor. É uma carreira tradicional, respeitada no mercado, que pode render bons salários.

disciplinas

Cod.
Disciplina
Carga Horária
Baixe o conteúdo
Total de horas
-
Baixar

Links