História



O Centro de Ensino Superior de Jataí – CESUT, é uma instituição de ensino particular mantida pela Associação Jataiense de Educação – AJE. Suas atividades se iniciaram no mês de abril de 1985, estando, portanto, no seu 34º ano de funcionamento.
O CESUT é uma Faculdade, nascida e criada pelo pioneirismo de um grupo de educadores que vislumbrou em Jataí um polo educacional de destaque na Região Centro-Oeste deste País.

Há vinte e quatro anos o CESUT criou o Colégio CESUT, atualmente denominado por COLÉGIO ANGLO JATAI. O objetivo desta iniciativa foi o de procurar melhorar as condições de oferta dos cursos de pré-alfabetização, ensino básico e ensino médio, seguido por um moderno e útil curso preparatório ao vestibular. O COLÉGIO ANGLO JATAI é parceiro do Anglo, um dos melhores sistemas de ensino do País.
Para tornar eficiente todo o seu processo educacional, dispõe o CESUT de toda uma infraestrutura ágil e moderna, contando com laboratório de ciências e de informática, com acesso à Internet (24 horas), com biblioteca em constante expansão e informatização, além dos recursos audiovisuais e sonoros necessários à transmissão do saber.
Assim, podemos dizer com orgulho que o CESUT se consolida como uma instituição que procura cada vez mais aprimorar suas potencialidades, através de projetos sociais com as atividades desenvolvidas no Núcleo de Prática Forense, em funcionamento desde o ano de 1988 junto ao Fórum de Jataí e o Direito Solidário, que possibilita para a população o acesso à justiça.

HISTÓRIA DO CESUT
A julgar pela quantidade de profissionais na área da Administração e do Direito que Jataí apronta a cada ano, pode-se dizer, categoricamente, que o Centro de Ensino Superior de Jataí – CESUT revolucionou o ensino superior de nossa cidade e região, basta observar a procura incessante dos alunos pelos vestibulares que a faculdade oferece e a qualidade de ensino ministrado.

O primeiro dia de aula do CESUT aconteceu no dia 23 de abril de 1985, com aulas ministradas pelos professores: Ângela Eny Gama Nunes, Deneri Sávio de Carvalho, Elita Maria de Carvalho Lima, Evaristo Anania de Paula, Luiz Fernandes Dourado, Orseni Martins de Oliveira, Soraya Maria de Rezende e Sonilda Aparecida de Freitas. O professor Evaristo Anania de Paula, o único remanescente dos primeiros mestres, deu sua primeira aula no dia 29 de abril de 1985. A instituição tem, portanto, mais de trinta e três anos de existência e formou no último mês de agosto sua 59ª turma de bacharéis em Administração e 58ª de Direito. As aulas do primeiro semestre de 1985 foram ministradas no prédio do antigo Colégio Polivalente (CEFET), passando a partir do mês de agosto do mesmo ano a funcionar no prédio onde se encontra até hoje.

No segundo semestre de 1988 formou a primeira turma dos cursos de Administração e Direito.
O CESUT, em convênio firmado com a Fundação Educacional de Jataí (FEJ), é mantido pela Associação Jataiense de Educação e tem na sua estrutura anual cerca de 150 funcionários, dentre eles: professores universitários – Doutores, Mestres e Especialistas, e pessoal de apoio (secretaria e manutenção). No comando geral da instituição atualmente está o professor Evaristo Anania de Paula e como Gestor Pedagógico o professor João Geraldo de Souza Braga.
Na oportunidade do encaminhamento dos processos para o reconhecimento dos cursos do CESUT junto ao Conselho Federal de Educação, também foi proposta a alteração de sua grade curricular e, em outras alterações posteriores, adequou-a aos mais avançados cursos da atualidade. Ainda no campo da didática a direção do CESUT tem se preocupado constantemente em aprimorar-se no campo tecnológico, não só com equipamentos audiovisuais, DVD, data show, como a instalação de modernos computadores a serem utilizado na parte acadêmica e administrativa da escola. Sua Biblioteca é ampla, e os diretores vêm mantendo aquisição de periódicos, jurisprudências e livros diversos nas áreas de Administração e Direito.

O CESUT  mantem o Núcleo de Pratica Forense do curso de Direito que, supletivamente, vem exercitando a Assistência Jurídica da Comarca, com mais de 600 feitos anuais protocolados nos mais diversos campos do Direito, isso sem falar das inúmeras composições amigáveis que diariamente são realizadas pelos seus estagiários. Neste particular o Cesut vem prestando à comunidade em geral o aporte de valores que chegam à casa de cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) a cada ano, traduzidos em economia relativa ao não pagamento de custas judiciais e honorários advocatícios àqueles dependentes da Justiça Gratuita.
No projeto Direito Solidário, onde seus professores e alunos comparecem a um local da Cidade e em dia previamente estabelecido, para dar assistência judicial às pessoas, ouvindo seus reclamos e procedendo ao encaminhamento para a procura da solução de seus problemas jurídicos.
Assim sendo, o arremate pode ser simples: o CESUT é mesmo um modelo de ensino superior e hoje faz parte da história mais pura da cidade, contribuindo sensivelmente com o seu desenvolvimento e economia há mais de três décadas, haja vista o esforço contínuo do abnegado professor Evaristo Anania de Paula que, diuturnamente tem oportunizado a manutenção de cursos em alto nível e que produzem profissionais em excelentes condições de concorrer no mercado de trabalho em igualdade com formandos de tradicionais escolas do país. A escola hoje ultrapassa fronteiras, com estudantes de vários Estados do Centro-Oeste brasileiro.