Ab Origine – Política Editorial

Apresentação Política Editorial Normas Edição Atual Edições Anteriores Envie seu Artigo

EQUIPE EDITORIAL

Editor Chefe
Sílvio Lacerda de Oliveira – CESUT, GO.

Conselho Editorial
Flávia Simões de Araújo – UNICEUB, DF.
Gerson Santana Arrais – PUC – Argentina.
Joao Bosco Ferreira Brandão – UFU, MG
João Geraldo de Souza Braga – CESUT, GO.
Sílvio Lacerda de Oliveira – CESUT, GO.
Thiago Setti – CESUT, GO

 

FOCO E ESCOPO

A revista Ab Origine – Cesut em Revista, publicação do Centro de Ensino Superior de Jataí-GO, é um periódico de caráter científico, com publicação semestral, e tem como objetivo primordial a publicação de artigos científicos para difusão do conhecimento entre pesquisadores, estudiosos, professores e profissionais que atuam nas áreas abrangidas.
A revista está aberta à publicação de artigos, pesquisas, reflexões e resenhas de relevância para a comunidade acadêmica nos campos das ciências sociais aplicadas, especificamente Direito, Administração e interdisciplinar.
Destaca-se seu compromisso com a contemporaneidade e celeridade do processo de editoração. Nesse sentido, os editores se comprometem a atender aos seguintes prazos máximos em relação à data de submissão: (a) até 30 dias, para comunicar aos autores o resultado da revisão de admissão (desk review), que define se o manuscrito passará pelo processo de revisão do periódico; (b) e até 90 dias, para o encaminhamento aos autores do primeiro parecer de cada um dos revisores.

 

MISSÃO E COMPROMISSO

Divulgação do conhecimento científico com transparência, ética e celeridade na avaliação dos artigos submetidos.

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos são avaliados por equipes técnico-científicas especializadas compostas por professores e pesquisadores com produção científica relevante e, após, submetidos à avaliação do Conselho Editorial.

Método da dupla avaliação cega
Os artigos que cumprirem os requisitos de admissão (desk review), serão avaliados pelos revisores a respeito de seu mérito e o cumprimento das normas estabelecidas, no método da dupla avaliação cega (double-blind review method). Dois avaliadores farão a análise sem ter acesso à identificação dos autores. Os artigos poderão ser considerados aceitos para publicação, aceitos mediante correções ou rejeitados. De qualquer maneira o resultado da avaliação, com a decisão será comunicada ao responsável pela submissão pelo e-mail fornecido na inscrição da revista e, havendo necessidade, será estabelecido prazo para revisão. As decisões dos avaliadores relativo ao conteúdo dos artigos, notadamente o valor científico e contribuição ao diálogo acadêmico, são soberanas. Não haverá a identificação de avaliadores.

Revisão e Aceitação
Poderá ser sugerido ao autor que faça revisões e alterações do artigo. Os autores não são obrigados a realizar alterações das quais discordarem, no entanto, os editores são responsáveis pela qualidade da publicação e tem a prerrogativa de não aceitar artigos que não tenham sido revisados adequadamente. Aceitas as alterações e revisões feitas pelo autor após a avaliação, o artigo será considerado aceito para a publicação.

 

PERIODICIDADE

Publicação Semestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Ab Origine – Cesut em Revista promove o acesso aberto (“open access”), entendido como o acesso grátis, imediato, permanente, e completo ao seu conteúdo científico, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor.

 

CONSELHO EDITORIAL

O Conselho Editorial é composto por professores e pesquisadores com credibilidade e reconhecimento da comunidade acadêmica, indicados pelos membros do próprio conselho e referendados pelos demais membros, obedecendo a exogenia e pluralidade de formações.

 

PUBLICAÇÃO

A revista é semestral e publicará artigos que tenham sido aceitos para publicação após a dupla avaliação cega e convidados, seguindo as diretrizes da CAPES. No caso de haver mais artigos aceitos para publicação do que o número estabelecido pelo Conselho Editorial, caberá a ele decidir quais publicará. Os critérios para a escolha considerarão a exogenia, qualidade aferida pelos avaliadores e a anterioridade de submissão.

 

PUBLICAÇÃO EM NÚMEROS POSTERIORES

Artigos aceitos para a publicação poderão ser reservados para publicação em números posteriores (no prelo). A qualquer momento o autor poderá comunicar à Comissão Editorial seu interesse em não publicar o trabalho.

 

FLUXO DE EDITORAÇÃO

A chamada para publicação de artigos da Revista Ab Origine – Cesut em Revista encontra-se permanentemente aberta; trabalhos podem ser enviados para análise e possível publicação a qualquer tempo.

 

RESOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS E RECLAMAÇÕES

Omissões e divergências de interpretação deste Edital serão dirimidas pelo Editor-Chefe.
A toda pessoa que se sentir ofendida ou de alguma maneira atingida por opinião ou artigo publicado por esta revista é reservado o direito de ter sua solicitação ou reclamação analisada, e se for o caso ter o direito de resposta ou retratação. Para este fim é disponibilizado o e-mail [email protected] ou o telefone (64) 2102-1050.

 

DIREITOS AUTORAIS E RESPONSABILIDADE

A publicação de artigo pela revista Ab Origine – Cesut em Revista implica, por parte do autor, na cessão gratuita de seus direitos patrimoniais sobre o trabalho. Os trabalhos submetidos para avaliação devem ser inéditos, originais e não podem estar pendentes de avaliação ou publicação em outro periódico.
A revista reserva os direitos autorais dos textos publicados, porém os artigos podem ser divulgados na íntegra ou em partes, desde que citado o autor e a fonte.
As opiniões manifestadas nas publicações são de responsabilidade do autor e não expressam necessariamente a opinião da revista.