Projetos

JÚRI SIMULADO

Este projeto tem a finalidade de exercer a interdisciplinaridade em atividades práticas em forma de júri simulado, envolvendo as disciplinas de Prática Forense VIII e Medicina Legal.
Diante do estudo dos crimes contra a vida, dentre eles o delito de homicídio, realiza-se um trabalho envolvendo os acadêmicos, que vai desde a criação do caso a ser trabalhado, da simulação do crime, do inquérito policial, da ação penal, instrução e julgamento, e depois conclui-se com a realização da sessão de julgamento no Tribunal do Júri no Fórum local.
O júri simulado pretende oportunizar o estudo deste caso com base na legislação pertinente, na reflexão sobre a decisão do júri e nas suas consequências.
Desta forma, os acadêmicos estão revisando o conteúdo de Direito Penal, de Processo Penal e Medicina Legal, através da análise de um caso como se este fosse real.
Todo processo investigatório, a denúncia e a defesa do acusado, estará a cargo dos acadêmicos.
Tudo isso com o objetivo de que o acadêmico aprimore o seu conhecimento jurídico em relação ao tema proposto, reforçando a sua linguagem jurídica e oratória, com a finalidade de que estas propostas venha reforçar na vida profissional destes, desenvolvendo o conhecimento e despertando o interesse pela profissão.
Pois durante este projeto os acadêmicos irão atuar em várias áreas, como Delegados, Juízes, Promotores de Justiça, Advogados e Servidores Públicos (peritos, escrivães, agentes, policiais militares e civis, serventuários da justiça), proporcionando aos futuros operadores do Direito, as ferramentas necessárias para um bom desempenho, pautados no direito do reú a exercer o direito a ampla defesa e contraditório, conscientizando-os sobre o comportamento ético próprio dos operadores do Direito.

Profª. Geisla Prado Lima
Coordenadora do Júri Simulado

 

ANO 2017.1

ANO 2016.2

ANO 2016.1

2015.2

ANO 2015.1

2014.2

ANO 2014.1

ANO 2013.2

ANO 2013.1

ANO 2012.1

ANO 2011.2

ANO 2011.1

ANO 2010.2

ANO 2010.1

ANO 2009.2