Projetos

Núcleo de Prática Forense

Local de Atendimento: Fórum Municipal de Jataí.
Horário: Segunda a quinta-feira das 13h às 16h.

O CESUT tomou para si a incumbência de prestar assistência jurídica gratuita às pessoas carentes, na forma do art. 98, e ss do CPC, assim considerada, cuja situação econômica não lhes permite pagar as custas do processo e os honorários de advogado(a), sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
Ademais, o Núcleo de Prática Forense tem por objetivo a orientação, supervisão e avaliação das atividades de prática forense dos acadêmicos do Curso de Direito, proporcionando-lhes oportunidade para o desenvolvimento de capacidades técnicas e humanísticas que permitam estabelecer a ligação entre o conhecimento e as necessidades jurídicos da sociedade.
Assim, desde 1988, o Escritório Modelo funciona nas dependências do Fórum Municipal local, onde os alunos do curso de Direito (do 5º ao 10º período), sob a coordenação de três Professores, prestam gratuitamente serviços advocatícios à população legalmente considerada carente, nos termos da Lei, solucionando os mais diversos tipos de problemas, sejam nas áreas cível e/ou criminal.
O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 13h00min às 16h00min, englobando consultas, proposituras de ações, defesas, acompanhamento em audiências e coleta de material para realização de Exame Pericial de DNA, apresentação de recursos, enfim, todo o trabalho que é desenvolvido por um(a) advogado(a), até final decisão transitada em julgado. Às sextas-feiras são feitos trabalhos internos, correções de petições iniciais ou não e estudo de autos findos.
O Escritório Modelo, no primeiro semestre de 2018 apresentou, entre outros, os seguintes números:

  • 653 – Atendimentos a população;
  • 128 – Petições iniciais protocolizadas;
  • 298 – Manifestações em processos realizados;
  • 114 – Acompanhamentos em audiências.

Caso estes trabalhos fossem cobrados, o valor dos honorários advocatícios alcançaria a cifra de equivalente a R$ 375.051,87, segundo a Tabela de Honorários Mínimos divulgada pela OAB/GO (Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás).
O CESUT procura, assim, cada vez mais integrar-se à comunidade de nossa Comarca, contribuindo para o melhor acesso da população legalmente carente à Justiça!

 

Coordenadores

Profª. Alessandra G. Heronville
Profª. Rosina Macchione
Prof. Carlos Henrique do Carmo Silva

 

 

Precisa de ajuda? Fale conosco!
Age Verification
You must be 18 or over to access this store. If you are under 18 then must leave.
Yes, I'm 18
No, I'm under 18
Age Verification
You must be 18 or over to access this store. If you are under 18 then must leave.
Yes, I'm 18
No, I'm under 18